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BIG Festival discute possibilidades para música na indústria criativa

A quarta edição do Dia da Música faz parte do BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival), mais importante festival de jogos independentes da América Latina que vem expandindo ano a ano sua atuação e incorporando também música, animação, robótica, realidade virtual e aumentada, e outros temas relacionados a indústrias criativas.

Entre os dias 23 de junho e 1 de julho, a sexta edição do BIG festival acontece em São Paulo (CCSP) e no Rio de Janeiro (Lab Oi Futuro e Centro Cultural Oi Futuro) e a programação conta com exposição e mostra de games independentes além de palestras, debates e workshops gratuitos e está disponível em: www.bigfestival.com.br

Desafios comuns e convergências possiveis da música com games, audiovisual e outros setores da industria criativa estão entre temas da conferência.

Na sexta-feira, a Sala Adoniram Barbosa recebe bate papo e apresentação de um dos maiores compositores de trilhas de games, Barry Leitch tocando temas classicos das séries Top Gear, Lotus 2 e Horizon Chase acompanhado do guitarrista Nino, da banda MegaDriver.

Veja os destaques:

_SEX: 29 de junho:

14h - 15h: Sala de Ensaio II Lado B
DISTRIBUA E LICENCIE SUA MÚSICA!
Como distribuir sua música nas plataformas digitais e colocá-las em filmes, games e outros produtos audiovisuais? Tratore, a maior distribuidora independente do Brasil, responde às principais dúvidas e apresenta possibilidades de distribuição, sincronização e licenciamento.

  • Maurício Bussab (Tratore)


15h - 16h30: Sala Adoniran Barbosa
A INDÚSTRIA DA MÚSICA PARA GAMES: CRIANDO PRODUTOS GLOBAIS
Esse debate é dedicado a colocar desenvolvedores e artistas "na mesma página", para fazer parte de uma indústria que cria oportunidades tanto para a área de games quanto para música.

  • Duncan Smith (Playstation)
  • Mehdi Benkirane (FLIP Entertainment)
  • Samantha Schilling Robinson (SONGTRADR)
  • Barry Leitch (compositor para Horizon Chase)
  • Mediação: Paulo Calia (YBMusic)

 

16h30 - 18h
Sala Adoniran Barbosa
MÚSICA IMERSIVA: O PAPEL DA MÚSICA NA REALIDADE VIRTUAL E NOVAS TENDENCIAS
Um grupo de especialistas em som, música e realidade virtual abordam as possibilidades tendências e falam sobre suas vivências com experiências em realidade virtual.

  • Fabio Hofnik (Hyper VR)
  • Luis Macedo (Juke)
  • Chanel Summers (VRStudio)
  • Jose Varon (Music Works)
  • Duncan Smith (Playstation)
  • Mediação: Mário Di Poi (Input)


18h - 20h
Sala de Ensaios II Lado A
WORKSHOP PARA NOVOS CRIADORES – DESMITIFICANDO AS REDES SOCIAIS
Como potencializar o uso das ferramentas digitais para se comunicar melhor com sua base de fãs e atingir novos públicos? O workshop é destinado a criadores de conteúdo, de desenvolvedores a músicos e produtores, que queiram ter noções de construção de marca e divulgação digital.
>> Clique aqui para se inscrever

  • Facilitador: Alex Correa (Estúdio Portø)

 

19h - 20h: Sala Adoniran Barbosa
TOP GEAR: With Barry Leitch e Nino MegaDriver
Bate papo com o compositor Barry Leitch sobre a série desde o antecessor Lotus 2, com foco principal no clássico Top Gear e culminando no sucessor Horizon Chase, acompanhado da performance ao vivo na guitarra pelo Nino da banda MegaDriver.



_TER: 26 de junho:

12h - 13h: Sala Adoniran Barbosa
POLÍTICAS AFIRMATIVAS OU ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS? AS MULHERES NO MERCADO EDITORIAL, NA MÚSICA, AUDIOVISUAL E GAMES
Há diversos movimentos na economia criativa que buscam conquistar maior igualdade de gênero e muitas empresas têm desenvolvido estratégias de negócios que dão destaque a autoras mulheres. Nesse painel empreendedoras compartilharão experiências que têm dado destaque às mulheres nos setores audiovisual, música, editorial e games, e a razão de suas escolhas.

  • Tiê (Rosa Flamingo)
  • Camila Malan (Webcore Games)
  • Barbara Sturm (Elo Company)
  • Yumi Kajiki (Boitempo Editorial)
  • Mediação: Leandro Ribeiro da Silva (BMA)

_QUA: 27 de junho:

10h - 11h: Sala de Ensaios II Lado A
COMO O ÁUDIO EM GAMES PODE CONTAR HISTÓRIAS
Poucas pessoas e nem todos os jogadores se dão conta de que o áudio é um dos elementos mais importantes para contribuir com o storytelling de um jogo. Nesse bate papo aberto, vamos discutir a respeito de como o trabalho dos profissionais de áudio auxiliam no storytelling dos jogos e aumentam a experiência do jogo como um todo.

  • Antonio Teoli (Game Audio School)
  • Giovane Webster (Aquiris Game Studio)
  • Tharcisio Vaz (TVAZ/Versa Studios)
  • Fernando Pepe (Sound designer e compositor)


18h - 19h: Sala Paulo Emílio
AVENTURAS DA AUTOPUBLICAÇÃO: EDITORIAL, MÚSICA E GAMES
Resumo: A mesa discute os desafios e oportunidades da autopublicação, trazendo a experiência de autores que publicaram, com êxito, conteúdo de forma independente e que hoje estão também presentes no mercado tradicional.

  • Rodrigo de Oliveira e Silva (escritor)
  • João Lemos (Molho Negro)
  • Thiago Girello (Among Giants)
  • Mediação: Katia Abreu (BIG Dia da Música)


_QUI: 28 de junho:

11h30 -12h30: Espaço Apex - Casa Be Brasil
ECONOMIA CRIATIVA: COMO OS PROGRAMAS DE EXPORTAÇÃO PODEM AJUDAR NA INTERNACIONALIZAÇÃO
Gestores dos projetos de exportação Film Brazil, Brazilian Content, Cinema do Brasil, Brazilian Music Exchange and Brazilian Publishers falam sobre convergência e promoção internacional dos setores de música, audiovisual, games e editorial.

  • Leandro Ribeiro da Silva (Brazilian Music Exchange/BMA)
  • Ana Letícia Fialho (Cinema do Brasil/Siaesp)
  • Rachel do Valle (Brazilian Content/BRAVI)
  • Eliana Russi (BGD/Abragames)
  • Marianna Souza (Film Brazil/APRO)
  • Luiz Álvaro de Aguiar (Brazilian Publishers/CBL)


12h - 13h: Sala de Ensaios II Lado A
DESENVOLVIMENTO DE ÁUDIO E MÚSICA PARA O MERCADO DE ESPORTS
O mercado de eSport cresce a cada ano e com ele aparecem oportunidades de trabalho em diversas áreas, incluindo música e áudio. Através de exemplos práticos e diversificados, os palestrantes falarão sobre os desafios enfrentados por profissionais de áudio no desenvolvimento de eventos ao vivo, cerimonias de abertura e material para broadcast, e a ligação com outras linguagens como cinema e TV.

  • Felipe Junqueira e Samuel Ferrari (mdois)


13h - 14h: Sala de Ensaios II Lado A
MERCADO INDIE: UMA JANELA DE OPORTUNIDADES PARA OS COMPOSITORES
Com uma enorme diversidade em termos de escopo de projeto, o mercado indie se provou ser um dos melhores mercados de trabalho para os compositores. Neste painel, saiba como os compositores tem atuado na área de games e como o mercado indie tem ajudado a criar uma renda de vida para estes profissionais.

  • Antonio Teoli
  • Bettina Calmon
  • Gustavo Barcamor
  • Thommaz Kauffmann

 

14h30 - 15h30: Sala de Ensaios II - Lado B
MINC E SEC APRESENTAM: MANUAL DE EXPORTAÇÃO Q&A
Apresentação Manual de Exportação de Bens e Serviços Culturais, ferramenta voltada a impulsionar a internacionalização dos setores audiovisual (cinema, tv e publicidade), games e música, seguida de sessão Q & A com a equipe da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura e o escritório Cesnik, Quintino e Salinas, responsáveis pela elaboração do manual. Venha tirar suas dúvidas e saber mais sobre como entrar no mercado internacional!

  • Gregory Becher (Cesnik, Quintino e Carboni)
  • Lucas Masterelo (SEC)
  • Mediação: Ana Letícia Fialho (Cinema do Brasil)

 

15h30 - 16h30: Sala de Ensaios II - Lado B
MINC E SEC APRESENTAM: MANUAL TRIBUTÁRIO
A equipe da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura e o escritório Cesnik, Quintino e Salinas realizam consulta pública sobre os principais gargalos, do ponto de vista normativo e tributário, que afetam o desenvolvimento dos setores de audiovisual, games, música e mercado editorial. Venha contribuir para a melhoria do ambiente de negócios do seu setor!

  • Gregory Becher (CQS)
  • Lucas Baruzzi (SEC)
  • Mediação: Mansur Bassit (SEC)


16h - 17h: Sala Adoniran Barbosa
O FUTURO DA ECONOMIA CRIATIVA - QUAIS AS TENDÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS DOS SETORES AUDIOVISUAL, GAMES, EDITORIAL E MÚSICA
Os presidentes de importantes entidades representativas da indústria criativa - APRO, BRAVI, ABRAGAMES, BMA, CBL, SIAESP - discutem o futuro dos diferentes setores e as oportunidades e desafios de uma possível convergência intersetorial

  • Sandro Manfredini (ABRAGAMES)
  • Mauro Garcia (BRAVI)
  • Flávio de Abreu (BMA)
  • João Daniel Tikhomiroff (SIAESP)
  • Luis Antonio Torelli (CBL)
  • Eduardo Tibiriçá (APRO)
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