Logotipo do Dia da Música

Inscrições para o DDM2016 estão chegando ao fim

Já terminou seu cadastro? Se ligue em algumas dicas!

O prazo final para as inscrições do Dia Da Música 2016 está chegando ao fim. O dia 11 de abril é a data limite para locais e artistas que queiram participar da chamada de Apoio do festival fazerem cadastro em nosso site e participar do festival, que acontece no dia 18 de junho em todo o Brasil. Já fez sua inscrição e ainda tem algumas dúvidas? Selecionamos aqui as perguntas mais frequentes para quem está terminando o processo.

 

 

                                                                                                                                                                                                  Curadores contam sobre o evento

 

ARTISTAS:

Como faço para negociar shows?

Para ver e responder suas propostas de shows, basta acessar sua página de configurações no site, clicando no seu nome de usuário no canto superior direito da tela ou diretamente neste link. Lá você poderá trocar mensagens e acertar os detalhes de sua apresentação com os responsáveis pelo palco que irá hospedá-lo.

Posso escolher onde quero tocar?

Quando você se cadastra, informa ao site onde está disposto a tocar: sua cidade, seu estado ou no país inteiro. O Dia da Música, entretanto, não cobre a despesa de transporte para os shows. Se você disser que aceita tocar no país inteiro ou em seu estado, está assumindo o risco de cobrir as despesas de viagem caso seja convidado a tocar fora da sua cidade. Mas a escolha é sempre sua: você pode aceitar ou rejeitar quaisquer ofertas de show.

Posso tocar músicas que não são minhas?

O objetivo do Dia da Música é incentivar a cena independente autoral. Por isso, privilegiamos artistas com repertório de músicas próprias e esse é o principal critério do Conselho Curador, tanto para a escolha dos artistas que se apresentarão nos palcos de rua, quanto para a concessão de apoio financeiro a locais que realizem shows no Dia da Música.

Ou seja: você pode inscrever um repertório que contenha músicas que não sejam suas, mas terá menos chances de ser selecionado. Sugerimos que levem em consideração a regra colocada para a chamada de apoio: que o repertório de seu show seja formado por 70% de obras de autoria própria ou de compositores contemporâneos (lançadas a partir de 2000).

Por que tenho que informar todas as músicas que pretendo tocar?

Porque precisamos enviar o repertório de todos shows realizados no festival ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Este órgão é responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais a seus autores e fiscalização da execução pública de música em todo o Brasil. Por isso, a lista de músicas (e respectivos autores) que você irá tocar em seu show precisa estar definida no seu cadastro no site até o momento em que você fechar uma apresentação com um local.

Acesse outras dúvidas frequentes aqui.

 

LOCAIS:

Como faço para convidar artistas para tocar?

Fácil: acesse nossa lista de artistas e pesquise utilizando filtros como cidade, gênero musical e engajamento de público (o "gostei" que aparece nas páginas de artistas e locais no Dia da Música). Se interessou por um artista? Clique no botão para iniciar a negociação com ele. A partir daí, vocês vão acordar as condições da apresentação e fechar o show.

É importante observar que para que um show esteja efetivamente fechado é necessário:

1) o local enviar um convite ao artista; isso irá abrir o canal de comunicação entre as partes para a negociação do show;

2) o artista aceitar o convite; a troca de mensagens com a negociação pode seguir, com contrapropostas e ajustes de detalhes;

3) o local confirmar o aceite do artista a seu convite: isso só deve ocorrer após todas as condições do show estarem acertadas entre local e artista.

E se um artista me fizer uma proposta de show e eu não quiser aceitar?

Muitos artistas querem tocar e vão enviar propostas ao seu local. É muito bacana sua atitude de permitir que o contato parta também dos artistas para a realização dos show. Mas quem escolhe as atrações do seu palco é você. Caso não tenha interesse em algum artista que tenha lhe enviado uma proposta, basta você clicar em "Cancelar" o show no gerenciador de propostas. 

Quais os critérios para receber apoio?

Quem decide isso é o Conselho Curador, que vai avaliar os shows fechados no site até o dia 11 de abril de 2016. Os conselheiros vão levar em conta critérios como: capacidade de público, histórico e importância do local para sua cena, estrutura oferecida aos artistas, e por fim, e mais importante, a escalação de artistas convidados para tocar Dia da Música.

Caso meu palco seja contemplado, quando receberei o apoio financeiro?

O pagamento dos recursos do fundo de apoio será realizado em até 20 dias após o envio e aceite dos documentos fiscais cabíveis, bem como do envio e aceite do registro de realização dos shows (vídeos e/ou fotos).

E se eu não receber o apoio?

Você tem algumas opções. Pode editar sua página e estabelecer a cobrança de ingresso para os shows do seu palco. Você continuará fazendo parte da rede do Dia da Música e sua programação será divulgada em todos os nossos canais. E tanto seu palco quanto os artistas que se apresentarem nele também continuam concorrendo aos prêmios de público. Você também pode buscar outros apoios para realização de seu palco. Estamos preparando uma cartilha com mais informações sobre isso e enviaremos em breve. E, em último caso, você pode sempre tem a opção de cancelar os shows e não participar do Dia da Música 2016.

Acesse outras dúvidas frequentes aqui.

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Dúvidas/FAQ