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Participe do Dia da Música como artista de rua

O Dia da Música está chegando. Se sua banda não foi escalada para tocar no evento ou nas casas do Circuito Off, que tal se apresentar entre nossos palcos através da lei dos artistas de rua?

Na Avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo, há muitos artistas que se apresentam na rua, e você pode encontrar seu espaço entre um palco e outro do Dia da Música

No Rio de Janeiro, você pode se apresentar para quem foi pegar uma praia, perto do palco de Ipanema, ou para quem foi passear no Aterro do Flamengo, próximo ao palco Jardins das Palmeiras

As apresentações na rua ainda podem ganhar o mundo. Basta fazer um vídeo – seu ou de qualquer artista de rua - e enviar para o StreetMusicMap, um site colaborativo que reúne vídeos performances de artistas de rua de todo o mundo. Você pode enviar por e-mail ou usando a hashtag #streetmusicmap nas redes sociais. 

Em algumas cidades do Brasil já existem leis que protegem o artista de rua, então seguindo algumas regras básicas, você pode sim se apresentar em uma praça ou na calçada. Veja abaixo um resumo e o link para as leis.

Faça parte da grande festa da música e mostre para todo mundo o som que só você faz. 

Resumo da lei:
Os artistas podem/devem:
- permanecer temporariamente no logradouro escolhido, enquanto durar o espetáculo ou performance; 
- a apresentação deve ser gratuita, mas doações espontâneas estão permitidas; 
- respeitar instalações e áreas verdes; 
- obedecer aos níveis máximos de ruído da Lei 13.885/2004; 
- é possível comercializar "bens culturais duráveis como CDs, DVDs, livros, quadros e peças artesanais, desde que sejam de autoria do artista ou grupo de artistas de rua em apresentação"

Os artistas não podem/não devem:
- impedir o trânsito, a circulação de pedestres e o acesso a instalações;
- usar estruturas como palcos sem comunicação ou autorização junto ao órgão competente do Poder Executivo;
- fazer performances após as 22h;
- as apresentações não podem ter patrocínio privado que as caracterize como evento de marketing, salvo projetos apoiados por lei municipal, estadual ou federal de incentivo à cultura;

Veja a íntegra das leis existentes em São Paulo, Rio e outras capitais:
- Lei de São Paulo
- Lei do Rio de Janeiro
- Lei de Belo Horizonte
- Lei de Porto Alegre
 

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