Logo do Big Dia da Música

Música de frente para o mar ou em Madureira

A programação do Dia da Música no Rio de Janeiro é bem variada: vai do rap ao choro, e vai da Penha até Ipanema. É música para a cidade toda, da zona norte à zona sul, tudo no domingo, 21 de junho. Veja nosso roteiro de shows, região por região. 

ZONA NORTE
Na Penha, os shows rolam na Arena Carioca Dicró, dentro do Parque Ari Barroso. O curador Márcio Bulk, que selecionou os shows deste palco, explica que procurou músicos que “não tivessem medo do risco, do torto, do turvo, do estrago”. A escalação tem o pop swingado e jazzificado de Leandro Joaquim, o folk bossa noise da Fábrica, a psicodelia eletrônica e cantadeira da Rua e a catarse avant-garde de Negro Leo.

Em Madureira é a jornalista Lorena Calábria que dá as cartas. “Acredito que a música não deve se restringir a zonas e bairros. E nem que determinados estilos musicais não possam frequentar outras vizinhanças”, diz Lorena. No palco da Arena Fernando Torres vão se apresentar Daniel Caldeira, Vitreaux, Alvinho Lancellotti e Ava Rocha.

Perto da estação de metrô Uruguai, na Tijuca, fica o Centro Municipal de Referência da Música Carioca. É nesse belo casarão que a curadora Luciana Rabello – ela mesma uma instrumentista de primeira – vai apresentar “parte significativa da melhor produção do choro contemporâneo carioca”. A programação conta com Beliscando, Rafael Mallmith & Quinteto Varandão, Luis Barcelos e Eduardo Neves & Rogério Caetano. 

CENTRO
Em Santa Teresa, no lindo Parque das Ruínas e com aquela vista de tirar o fôlego, fica o palco com curadoria de Kiko Horta. Ele abre os trabalhos com o Água Viva, “um incrível laboratório de sons”. Depois, os improvisos do Daniela Spilmann Quarteto e o samba jazz de Gabriel Versiani vem com samba jazz. E, para encerrar e colocar todos para dançar, o Bondesom, que traz uma mistura de ritmos afro-brasileiros, latino-americanos e temas autorais expressivos.

Entre o centro e a Glória são três palcos. O primeiro é composto por atrações escolhidas pelo voto do público aqui no site. Teremos Órbita Cristã, Memorialistas, TN3, Chuva a Granel, Chicó do Céu e Cinco Nós, na Praça Tiradentes.  

Depois vem o palco Jardins das Palmeiras, bem ali em frente ao MAM. Lá, o produtor cultural Chico Dub reuniu quatro atrações que promovem o encontro da música experimental densa e soturna – do DEDO e do bemônio – com a música eletrônica com toques regionais do Psilosamples e do Omulu. Tudo isso com a Baia de Guanabara como cenário. 

Na Praça Russel, ali no Memorial Getúlio Vargas, Thiago Vedova armou um palco de “nova MPB”, que tem tudo para agradar quem adora Los Hermanos, Cícero, Novos Baianos... a programação começa às 14h com Rubel, e ainda tem Yamã, Dom Pepo e Mohandas. 

ZONA SUL
No Humaitá, Gustavo Benjão comanda os shows no tradicionalíssimo Espaço Cultural Sérgio Porto, casa de tantos e tantos “Humaitá pra Peixe”. No domingo, quem abre os trabalhos por lá é a banda potiguar de rock instrumental Mahmed. Na sequência, o original e relevante indie Lê Almeida, com seu som “pesado e belo”, de acordo com Benjão. Os mineiros do TiãoDuá apresentam seu som afiado e brasileiro. E quem fecha a noite é a Biltre, com seu show “irreverente, divertido, performático e extremamente dançante”.

Na Sala Baden Powell, em Copacabana, são as batidas do rap e hip-hop que dão o tom. Quem fez a seleção foi o MC Marechal, e chamou para a festa André Sampaio & Os Afromandinga, Douglas Din, Antiéticos e Afrojazz. 

Para encerrar, o palco pertinho da praia, no Parque Garota de Ipanema. Quem fez a curadoria foi a equipe do lendário Circo Voador, que apostou na riqueza de elementos e sonoridades das bandas que escolheu. Quem abre a programação é o carioca Marcelo Vig. Na sequência, os paulistas Primos Distantes, que misturam rock, pop e MPB sem medo. Depois, os cariocas do El Efecto cantam “política, questões e patologias sociais”. E quem encerra o line up é o duo Strobo, diretamente de Belém, que alia a música instrumental a uma roupagem pop, utilizando da tecnologia para misturar timbres sintéticos e acústicos sem restrição.

Já sabe onde no Rio de Janeiro você vai curtir o Dia da Música? Faça sua programação e não perca! 

Espaço Cultural Sérgio Porto
R. Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Gustavo Benjão (Instrumental/ MPB/Rock)
17h – Mahmed
18h – Lê Almeida
19h – TiãoDuá
20h – Biltre

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Kiko Horta (Instrumental/Jazz/World Music)
14h – Água Viva
15h – Daniela Spielmann Quarteto
17h – Gabriel Versiani
18h – Bondesom

Centro Municipal de Referência da Música Carioca
R. Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Luciana Rabello (Choro)
11h – Beliscando
14h – Rafael Mallmith & Quinteto Varandão
19h – Luis Barcelos
20h – Eduardo Neves & Rogério Caetano  

Sala Baden Powell
Av. Nossa Senhora de Copacabana – Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: MC Marechal (Rap/ Hip-Hop/Jazz)
17h – André Sampaio & Os Afromandinga
18h – Douglas Din
19h – Antiéticos
20h – Afrojazz  

Arena Carioca Dicró
R. Flora Lôbo, 100 – Penha Circular, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Palco Márcio Bulk (MPB/Rock/Experimental)
17h – Leandro Joaquim
18h – Fábrica
19h – Rua 
20h – Negro Leo  

Arena Carioca Fernando Torres
R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Lorena Calábria (Alternativa/MPB/Rock)
17h – Daniel Caldeira
18h – Vitreaux
19h – Alvinho Lancellotti
20h – Ava Rocha

Palco Jardins das Palmeiras (próximo ao MAM)
Av. Infante Dom Henrique – Glória, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Chico Dub (Eletrônica/ Experimental/Rock)
15h – Dedo
16h – Bemônio   
17h – Psilosamples  
18h – Omulu

Praça Russel – Glória (Praça Luis de Camões - Memorial Getúlio Vargas)
Praça Luís de Camões, 1, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Thiago Vedova (MPB/Alternativa)
14h – Rubel
15h – Yamã
16h – Dom Pepo
17h – Mohandas 

Parque Garota de Ipanema  
R. Francisco Otaviano, 10 – Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Curadoria: Circo Voador (Alternativa/Rock/MPB)
14h – Marcelo Vig
15h – Primos Distantes
16h – El Efecto
17h – Strobo

Praça Tiradentes
Praça Tiradentes, 0 - Rio de Janeiro 
Atrações escolhidas por voto popular:
13h - Órbita Cristã
14h - Memorialistas
15h - TN3
16h - Chuva a Granel
17h - Chicó do Céu
18h - Cinco Nós

Photo: "Homenagem aos 449 anos da mais linda cidade do mundo! Rio de Janeiro: Panoramic View", by Rubem Porto Jr, used under CC BY-NC 2.0 / Desaturated from original

 

O Dia da Música conta com o apoio do Instituto GVT, que faz da música uma ferramenta de transformação social.

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ