Logo do Big Dia da Música

Como gravar e distribuir seu primeiro trabalho autoral

Gustavo Benjão é músico, compositor e produtor e faz parte da banda Do Amor, entre outros projetos. Pro site do Dia da Música ele diz como um artista novo pode gravar seu primeiro trabalho autoral e fala sobre as possibilidades atuais de disponibilizar esse conteúdo.

Gravar seu trabalho autoral hoje em dia é de certa maneira fácil. Primeiramente por causa da revolução tecnológica que passamos nos últimos 20 ou 30 anos, que democratizou o computador, principal ferramenta de trabalho na grande maioria dos home-studios. Com um computador relativamente barato, uma placa de som, um mic razoável e bom gosto consegue fazer algo de boa qualidade. O principal é saber o que você quer fazer e usar as ferramentas disponíveis da melhor maneira. Sem derrotismo ou desculpas, se você sabe o que quer pode conseguir o resultado com pouco custo e muita criatividade.

Articulação e divulgação também estão nas suas mãos. Faça uso de todas as ferramentas virtuais possíveis e coloque sua música em blogs, sites especializados e etc. Fora isso faça um material gráfico bacana, lembrando que bom gosto e criatividade valem muito mais quando você quer mostrar seu trabalho. Um CD pode ser prensado com pouco dinheiro. Pesquise no mercado as alternativas que mais se encaixam em seu orçamento. Um vinil é um pouco mais caro mas se você vc acha que seu público pode consumir esse produto vale o investimento.

No mais você vai precisar também de paciência e calma. As coisas não acontecem do dia pra noite. E o sucesso é efêmero. Acredite na sua música e não desista. 

Se você é músico e quer tocar na rua, num bar, teatro ou em algum dos outros locais abertos para shows, inscreva-se até dia 20/4. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrobandas

Se você tem um bar ou espaço cultural e deseja receber um show, inscreva-se até 5/5. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrolocais

Benjão conta qual é a importância da música em sua vida.

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ