Logotipo do Dia da Música

Como fazer um press-release para sua banda?

A jornalista e apresentadora Lorena Calábria fala ao Dia da Música como apresentar sua banda para a imprensa e construir um bom press-release.

Minha primeira dica é: procure conquistar uma plateia antes de querer conquistar o jornalista. Comece o pelos amigos dos amigos. Aproveite toda chance de tocar ao vivo e faça o melhor possível, ainda que a plateia seja pequena. Quando chegar a hora de um jornalista te ver, você já estará seguro no palco. No caso do Dia da Música, postar um show também vale. Já dá pra sentir se a banda manda bem ao vivo ou só se garante em estúdio.

Quando chegar a hora de fazer uma divulgação para a imprensa, as dicas são:

1 - Definindo seu som: se você não se encaixa em nenhum genero musical pré-definido, tipo rock, samba ou rap, por exemplo, tente simplificar em 3 ou 4 referências, no máximo. Não liste a sua discoteca inteira em um release. 
 
2 - Seja objetivo: preserve somente as informacoes necessárias. Desnecessário saber que '"eu sempre quis ser cantora" ou "estamos na batalha há muito tempo". Release não é diário. Use uma linguagem simples e direta. Um texto confuso, com muitas firulas, só serve pra atrapalhar. Gírias e expressoes populares somente se fizerem parte do genero musical, como o rap, por exemplo. 
 
3 - Poupe elogios: um artista novo tem que estar com a autoestima lá em cima, mas não precisa colocar isso no texto. Se você foi citado numa matéria ou venceu concurso, vá lá. Mas se autodefinir como "a nova sensação", "uma das mais promissoras" ou "som revolucionário" não vai convencer ninguém.
 
4 - Faça música, não faça humor: jamais use frases engraçadinhas, a não ser que seja umas das características do seu trabalho. 
 
5 - Nada mais que a verdade: se você passou a adolescência ouvindo Jota Quest, mas cita Mutantes apenas porque "pega bem" com jornalistas, vai se dar mal. Os termos "experimental" ou "alternativo" são muito vagos. E misturar várias influências não significa necessariamente fazer um som experimental ou alternativo. Pode ser apenas isso, uma mistura. 

Se você é músico e quer tocar na rua, num bar, teatro ou em algum dos outros locais abertos para shows, inscreva-se até dia 30/04. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrobandas

Se você tem um bar ou espaço cultural e deseja receber um show, inscreva-se até 5/05. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrolocais

Lorena conta porque a música é importante para ela:

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ