Logotipo do Dia da Música

Como distribuir o seu primeiro disco

Angela Novaes, sócia do Brava, selo e produtora direcionado à música experimental, conta pro site do Dia da Música o que uma banda ou artista que está lançando seu primeiro álbum pode fazer para melhorar ou iniciar a distribuição física do seu disco.

A banda/artista pode procurar lojas e distribuidoras físicas ou virtuais mais direcionadas ao tipo de som que faz, pesquisando na internet, em redes sociais, em blogs e sites especializados e contatos de conhecidos que interagem com música de alguma forma, seja produzindo, comercializando, escrevendo sobre ou consumindo. Talvez não seja muito eficaz sair por aí deixando aleatoriamente o disco no maior número de lojas possível, se estas não vão conseguir adequá-lo ao contexto para apresentar a um cliente... raro uma loja que dá ênfase à MPB por exemplo saber vender com coerência e entusiasmo um lançamento de metal finlandês. Depois é fazer contato com as selecionadas, apresentando o material para audição.
 
A venda online pela própria banda/artista também pode ajudar a espalhar algumas cópias pelo mundo, mantendo-se o álbum sempre disponível para compra nos mesmos canais onde a banda/artista se divulga. 

E claro, a venda direta ao público em seus shows continua sendo uma ótima opção.

Se você é músico e quer tocar na rua, num bar, teatro ou em algum dos outros locais abertos para shows, inscreva-se até dia 20/4. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrobandas

Se você tem um bar ou espaço cultural e deseja receber um show, inscreva-se até 5/5. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrolocais

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ