Logo do Big Dia da Música

O sonho de tocar na gringa. Vale a pena?

O produtor cultural Chico Dub, idealizador do festival Novas Frequências, viaja o mundo atrás de novidades musicais. Ele conta pro site do Dia da Música quais festivais no exterior têm olhado com mais atenção para os artistas brasileiros e qual a melhor forma de chegar até eles.

"Tocar no exterior não é lá uma conta muito fácil de fechar; casas pequenas e médias na gringa não pagam muito mais do que 300 euros/dólares de cachê. Por isso, as primeiras incursões devem ser encaradas como um (bom) investimento. Aliás, quem tem recursos e pode investir, não perca tempo: as portas nunca estiveram tão abertas para os brasileiros. O retrato mais óbvio disso é que nos últimos anos, muita gente daqui do país tem tocado no SXSW (Austin, Texas), no Primavera Sound (Barcelona), no Roskilde (Dinamarca) e no Trans Musicales de Rennes (França).

A primeira dica que eu dou é mapear os eventos internacionais que tem a pegada mais próxima da sua sonoridade. No verão europeu, por exemplo, existem milhares de coisas legais acontecendo e com certa facilidade você consegue bolar um roteiro. Festivais por essência conseguem pagar melhor do que casas de show (sendo que alguns deles bancam passagem), então na pior das hipóteses invista do próprio bolso e tente recuperar depois.

Outra dica é ficar ligado em editais de intercâmbio artístico do MINC e da secretaria de cultura da sua cidade. Não desista se não der certo nas primeiras tentativas e sempre tente trabalhar com pelo menos 4 ou 5 meses de antecedência - escrever pro festival faltando 30 dias para ele começar é pedir pra tomar toco."

Se você é músico e quer tocar na rua, num bar, teatro ou em algum dos outros locais abertos para shows, inscreva-se até dia 20/4. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrobandas

Se você tem um bar ou espaço cultural e deseja receber um show, inscreva-se até 5/5. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrolocais

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ