Logo do Big Dia da Música

Lariú fala sobre importância dos videoclipes para um artista

Rodrigo Lariú, dono da gravadora midsummer madness e gerente de produção e programação da PlayTV, fala sobre a importância do videoclipe e do conteúdo audiovisual para um artista e dá dicas de como produzir um bom conteúdo em vídeo.

Hoje em dia, ter um bom videoclipe pode ajudar muito a divulgar uma banda nova. Bons exemplos recentes estão aí para provar, desde A Banda Mais Bonita da Cidade à Mc Guimê. Ter um bom videoclipe ajuda a banda a deslanchar no YouTube, que é também uma importante rede social; ajuda também a aparecer mais nos blogs e portais de música, além de (como odeio este termo) agregar valor à imagem do artista. Um bom videoclipe cria novos laços com a audiência, seja porque ela está vendo a cara do artista, ou porquê se relaciona com o bom gosto ou a boa ideia audiovisual do artista.

Além disso, um bom videoclipe leva o artista a outras plataformas, como a TV e os festivais de cinema e vídeo. Especialmente na TV paga hoje em dia, um bom videoclipe que tem certificados de produto brasileiro qualificado emitidos pela ANCINE (ver mais em http://www.ancine.gov.br/lei-da-tv-paga) ganha mais espaço na programação de canais que precisam cumprir cotas de exibição de conteúdo brasileiro. 

Como fazer um bom videoclipe? Essa é uma pergunta que não tem resposta. É quase o mesmo que perguntar "como fazer um bom filme". Existe sempre o básico: uma boa ideia, bons equipamentos e gente competente e afinada com suas ideias te ajudando. 

O que dá para responder mais facilmente é o que não fazer num videoclipe:

- sua banda tocando num estúdio não é um videoclipe. Encare o videoclipe como um curta metragem da música que você escolheu. Ver sua banda tocando esta música num estúdio ou num palco é apenas a sua banda tocando esta música.
- cuide da parte técnica com carinho especial. Mesmo que você tenha uma ideia excepcional, gravar isso num iPhone e editar no MovieMaker pode fazer com que sua brilhante ideia não tenha requisitos técnicos mínimos para ser exibido numa TV. Gaste um pouquinho para ter assessoria de alguém que entende desta parte técnica, como um diretor de fotografia e/ou um editor de vídeo. 
- muito cuidado na hora de usar imagens de terceiros. Fotos, vídeos, trechos de filmes que você adora podem parecer "homenagem" mas se o dono não autorizou seu uso no seu videoclipe, eles são na verdade uma "sacanagem". 
- tenha critérios na hora de publicar vídeos no YouTube. Um vídeo mal feito, com áudio ruim, ou tão escuro que é impossível identificar a banda, ou com o celular tremido e cabeças na frente pode mais queimar literalmente seu filme do que te ajudar a divulgar. Só divulgue vídeos que você considera muito bons. Neste ponto, um videoclipe deve ser o seu melhor vídeo até aquele momento.

Se você é músico e quer tocar na rua, num bar, teatro ou em algum dos outros locais abertos para shows, inscreva-se até dia 20/4. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrobandas

Se você tem um bar ou espaço cultural e deseja receber um show, inscreva-se até 5/5. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrolocais

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ