Logotipo do Dia da Música

Como é o panorama para bandas novas no Rio de Janeiro

Continuando a série de dicas com os curadores do Dia da Música, o produtor Thiago Vedova dá uma geral de como anda o circuito musical do Rio de Janeiro atualmente e quais suas possibilidades para músicos e bandas novas.

"O Rio de Janeiro tem sofrido com o fechamento de casas de show e ausência de espaços de música na cidade. Mas parece que 2015 trouxe um sopro de esperança para a cidade: a rede SESC do Rio começa a abrir espaço para bandas mais novas, -tanto na Tijuca, que tem um projeto super bacana do pessoal do Norte Comum, quanto o SESC Ginástico, com um novo projeto chamado Nova Música Carioca.

O Oi Futuro de Ipanema renovou os projetos de música. Agora além do Levada, do Novas Frequências e do Palavras Cruzadas, o projeto A.NOTA estará toda a terça-feira com algum lançamento de disco ou projeto.

A Prefeitura tem investido na programação de suas arenas e outros teatros da rede super importantes da cena como o Sergio Porto, o Café Pequeno, a Baden Powell que continuam firme e forte com suas programações musicais. O Imperator cada vez mais abre espaço para novos artistas na sua grade, como o Rio Musica Contemporânea e o Imperator Novo Rock, que está recuperando esta cena super forte da cidade.

Alguns poucos teatros privados se mantém e parecem ter encontrado uma estratégia sustentável. A Audio Rebel se mantém como um oásis de um experimentalismo de verdade, o Solar Botafogo segue cheio de lançamentos de disco.

Também existem festivais de música voltados para as bandas novas como o Dia da Rua, o Dia da Música e o Festival Picolé. E outros eventos vêm mantendo a safra de compositores vivas, como o Castelinho, o Dobradinhas e o Memostra.

Mas se você não encontrou espaços nestas casas, lembre-se que a rua é livre e que não há moldura melhor para você apresentar o seu trabalho."

Se você é músico e quer tocar na rua, num bar, teatro ou em algum dos outros locais abertos para shows, inscreva-se até dia 20/4. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrobandas

Se você tem um bar ou espaço cultural e deseja receber um show, inscreva-se até 5/5. Mais detalhes em http://bit.ly/diadamusica_cadastrolocais

 

×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ